1

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Assunção, capital do Paraguai

Nossa Senhora Santa Maria da Assunção ou simplesmente Assunção (em castelhano: Asunción) é a capital e maior cidade da República do Paraguai. É um município autônomo e Distrito Capital independente, isto quer dizer que não está integrado formalmente a nenhum departamento ou estado. Está localizada junto a Baía de Assunção, na margem esquerda do Rio Paraguai frente a confluência com o Rio Pilcomayo.


Em 2010, segundo a Direção Geral de Estatísticas, Pesquisas e Censos (DGEEC), tinha uma população aproximada de 742 023 habitantes, o que a converte na maior e mais populosa aglomeração urbana do Paraguai. Sua área metropolitana, denominada Grande Assunção, inclui as cidades de San Lorenzo, Lambaré, Fernando de la Mora,


Capiatá, Luque, Mariano Roque Alonso, Ñemby, Villa Elisa, Villa Hayes e San Antonio, a qual incrementa sua população periférica em mais de 2 529 061 habitantes. Sua superfície é de 117 km² na cidade, e 1000 km² na Grande Assunção, seus comércios e indústrias são muito fortes e seu PIB chega a 21000 milhões de dólares sendo umas das capitais e cidades mais importantes da América Latina, e Seu IDH é alto (0,837)


A capital é a sede dos três poderes da Nação (Executivo, Legislativo, Judiciário), o principal porto fluvial (Direção General de Aduanas) e o centro cultural do país. Apesar de algumas variantes no decurso do tempo, desde sua fundação e até nossos dias, Assunção é o centro da atividade nacional. Da capital partem as principais resoluções e projetos dos poderes do Estado, e se centralizam o banco, as entidades econômicas, culturais, diplomáticas, sociais, gremiais e industriais do país.


TONY

Nenhum comentário:

Postar um comentário